COZINHA SIMPLES planejada, pequena, Americana modelos



By Luci Castro | 4 de novembro de 2016.




Quando se fala em cozinha simples, primeiramente precisamos entender o que se pensa de uma cozinha assim, pois o ponto de vista de cada pessoa varia muito, e, nesse caso, o que pode ser simples para um pode ser sofisticado para outros e, além disso, a simplicidade varia muito do gosto de cada pessoa.

Outra questão que precisamos analisar e o poder aquisitivo de cada pessoa, pois aqueles que podem gastar pouco se contentam com uma cozinha realmente simples, já aqueles com um alto poder aquisitivo, certamente vão buscar uma simplicidade “mais sofisticada”.

Mas enfim, se buscarmos o mercado vamos encontrar cozinhas nos diversos modelos, pois a intenção da indústria é contentar a todos com soluções para deixar esse ambiente bem charmoso. Em nossos dias, os móveis para cozinha são fabricados em madeira de MDF ou MDP ou ainda em aço com a combinação de outros materiais opcionais.










Ao imaginarmos uma cozinha simples a ideia que nos vem a mente são aqueles móveis feitos em série que encontramos a pronta entrega nas lojas moveleiras que trazem o balcão e alguns armários aéreos, além de um paneleiro. Para completar o conjunto temos um tampo de granito para a pia ou então o bem conhecido tampo em inox para a pia, isso, sem contar da mesa com suas cadeira e a geladeira, algo bem simples mesmo.

Porém, como em nossos dias pouca gente se contenta com “mesmices”, mesmo sendo algo simples, temos o direito de buscar por algo melhor, quem sabe uma cozinha planejada, mesmo com sua simplicidade. Se assim for, pelo menos vamos poder adequar melhor os espaços e tornar o ambiente charmoso e funcional.

cozinha-simples-americana

Imagem 2 – Aqui a cozinha foi feita planejada em madeira de mdf na cor branca, com tampo de granito na cor preto, na parede foi feito um detalhe com pastilhas em formatos de tijolinhos a vista na cor branca para combinar com a decoração.

Island counter with black, glossy worksurface in open-plan designer fitted kitchen with white fronts

Imagem 3 – Esta foi feita bem diferente, em formato de um C em madeira de mdf, na parte de cima apenas prateleiras com algumas portinhas para ajudar na colocação dos objetos e utensílios da cozinha, assim como outros decorativos e alguns livros.

cozinha-simples-com-armarios

Imagem 4 – Modelo simples mas bem planejada, feita me mdf nas cores branco e azul, com os eletrodomésticos embutidos aproveitando bem os espaços da cozinha, a mesa feita em madeira de cedro envernizada com apenas quatro cadeiras, sobra a mesa uma luminária pendurado no teto, e alguns vasos com plantas com enfeite.

cozinha-simples-embutida

Imagem 5 – Esta feita apenas na cor branca, que vai até o teto, com os eletrodomésticos todos embutidos deixando o ambiente mais amplo e com mais facilidade para limpeza e circulação de pessoas.

cozinha-simples-planejada

Então se você só deseja ou só pode levar uma cozinha simples para dentro de sua casa, primeiramente se certifique dos espaços que esse ambiente oferece, e então decida pelo que você quer entre o mobiliário. Depois disso, com as medidas conhecidas faça um pequeno projeto, não precisa muito, basta um rascunho com os móveis que você deseja levar para o ambiente colocados no devido espaço imaginário.

Depois disso fica mais fácil, pois é só buscar pelas lojas moveleiras e conferir de perto os modelos de cozinha disponíveis com suas marcas, modelos e tamanhos característicos. Em nossos dias, apesar de serem modelos de cozinhas mais simples eles são bem simpáticos e não custam tão caro.

Alguns exemplos de cozinha

Cozinha Compacta Vicenza Glamy Madesa – ideal para ambientes pequenos, essa cozinha até não é tão simples assim e apresenta bastante comodidade. Essa cozinha é fabricada com uma combinação de MDP, MDF, BP e ainda o vidro.

O conjunto é composto de 9 portas com dobradiças metálicas, 2 gavetas com corrediças metálicas e mais 6 prateleiras. Além disso, o conjunto oferece espaços para uma adega para guardar bebidas e nichos para acomodar o microondas, o forno elétrico e também os panos de prato.

imagem-6

Imagem 7 – Para cozinhas com pouco espaços ou mais simples, você pode investir em lindos adesivos de parede, enfeites com vasinhos com pequenas plantas no lugar de armários aéreos, ou mesmo adesivar seus eletrodomésticos e as portas da sua cozinha fica muito bonito e bem diferenciado.

imagem-7

Imagem 8 – Aqui uma decoração simples e sofisticada ao mesmo tempo, a cozinha planejada em mdf com portas de vidro, e os eletrodomésticos e a coifa em inox, na parede detalhes com adesivos imitando um madeira, combinando com a base da mesa que foi acoplada a parede e feita com tampa de vidro.

imagem-8

imagem-9

Imagem 10 – Aqui uma cozinha com estilo mais moderno e sofisticado, a coifa fixado ao teto que foi feito um rebaixamento em gesso, a cozinha toda planejada em madeira maciça na cor branca com a bancada em madeira com a pia em aço de inox assim como o restante dos eletrodomésticos.

imagem-10

Confirmando o charme do modelo, essa cozinha traz um acabamento em pintura UV e pintura em baixa pressão, tudo para contribuir com a durabilidade das peças.

Cozinha completa com balcão Rose Itatiaia branco preto – outra opção para quem desejar uma cozinha simples, mas de excelente qualidade, esse modelo é fabricado em chapa de aço, o que confirma maior durabilidade aos móveis.

Essa cozinha é composta de paneleiro duplo, armário geladeira e armário triplo. Também tem as 7 portas em chapa de aço estampado que certamente atende aos anseios do consumidor. Todo o conjunto recebe um acabamento em pintura eletrostática a pó brilhante e muito mais.

Esse conjunto de cozinha da Itatiaia tem uma largura de 2,45 m, altura de 1,66 m e mais uma profundidade de 0,28 m. Ainda para contribuir com a elegância dessa cozinha simples as portas trazem os puxadores em plástico ABS com acabamento metalizado e proteção em verniz UV.

imagem-11

Imagem 12 – Ja aqui uma cozinha comprada pronta, em lojas moveleiras, nas cores branca e marrom, com algumas portas com detalhes em vidro e os puxadores em plástico na cor prata, no canto pequenas prateleiras para colocação de pequenos objetos decorativos.

imagem-12

Imagem 13 – Esta é perfeita para casa de praia, ou casa de campo, e para lugares com pouco espaço, muito criativa e bem alegre, feita apenas com uma bancada de madeira, onde no lugar de portas apenas uma cortina com listras de diferentes cores, na parede algumas prateleiras pequenas para colocação de utensílios e objetos da casa, e muitos vasos com plantas deixando o ambiente bem harmonioso e muito aconchegante.

imagem-13

Imagem 14 – Ja esta mais discreta e moderna, toda planejada com uma divisória entre a cozinha e ilha que foi planejada acoplada com a sala de estar, bem minimalista apenas nas cores branca e bege.

imagem-14

imagem-15

Bom, esses são apenas dois dos muitos modelos de cozinha que você encontra a pronta entrega no mercado e com valores bem acessíveis. Com isso, se você realmente está precisando de uma cozinha simples em seu imóvel, faça seus planos, tire as medidas para se garantir dos espaços que podem ser aproveitados e busque pelas lojas conceituadas na sua cidade.

Agora, se você achar melhor optar por uma cozinha simples, mas com móveis planejados, com certeza essa é a melhor solução apesar de você pagar mais caro. Leve em conta que os móveis planejados, você é que escolhe o que vai querer, e também escolhe o material que vai ser empregado na fabricação dessa cozinha.

Mas independente do que for escolhido entre esses móveis, lembre-se que a cozinha é considerada o “coração da casa”, e diferente do que acontecia no passado, hoje as visitas quando chegam gostam de ajudar no preparo das refeições. Por isso, é preciso que os espaços para a circulação nesse ambiente sejam respeitados, mesmo que para isso, tenhamos que reduzir o tamanho dos móveis.

Uma dica interessante para decorar uma cozinha simples é usar os móveis multiuso, ou seja, que possam desempenhar mais do que uma função. Nessa cozinha podemos aproveitar as prateleiras e também os nichos que além de ficarem bem charmosos na parede, lembrando os tempos idos, podem acomodar itens bem diversos que ficarão a vista e com isso facilitar o trabalho de quem trabalha no local.

imagem-16

Imagem 17 – Esta é a famosa cozinha Juliana que pode ser encontrada nas lojas Bahia, feita em mdf na cor branca com detalhes  em madeira na bancada e nos pequenos nichos, onde podem ser colocados pequenos objetos decorativos ou utensílios de cozinha.

imagem-17

imagem-18

Imagem 17 – Linda cozinha feita em mdf nas cores caramelo e partes em amarelo queimado, detalhe muito bonito na cozinha que foi comprada em lojas moveleiras, perfeita para quem não pode gastar muito investindo em cozinhas planejadas.

imagem-19

imagem-20

É bem verdade que em nossos dias a tendência é buscar por modelos bem modernos de cozinha, com direito inclusive as cozinhas americanas com a integração de espaços, mas para quem mesmo assim deseja ficar com as cozinhas mais tradicionais com poucas opções, ainda assim para quem desejar deixar essa cozinha não tão simples assim e investir em uma cozinha americana, com certeza não vai se arrepender.

Integrando os espaços da cozinha com a sala, nem precisamos colocar uma bancada divisória se não desejarmos. Com isso, basta instalar os móveis em linha reta contra a parede se for o caso e deixar que a mesa com as cadeiras sirvam de divisor para a sala, com isso, mesmo com uma cozinha simples, temos a oportunidade de deixar esse ambiente moderno.

Uma dica que poderá ajudar – que tal organizar sua cozinha simples colocando a geladeira na parede onde está a janela, ao lado a pia de lavar louça, e do outro lado da pia a torre com o forno microondas e forno elétrico? Essa é uma boa ideia para uma cozinha americana, e nesse caso podemos colocar um balcão com bancada na divisória dos ambientes com o fogão cooktop e espaços para servir as refeições.

Ainda para essa ideia, o balcão pode oferecer compartimentos para guardar alguns utensílios de cozinha e tudo ficar muito bem organizado.

imagem-21

Imagem 19 – Aqui o destaque ficou para o detalhe feito na parede como painel de fundo da cozinha, que por sinal foi planejada em mdf na cor branca, muito simples e bem pequena, os azulejos coloridos deram um destaque todo especial no ambiente, assim como as lindas luminárias sobre a bancada da mesa e sua banquetas em couro branca.

imagem-22

Imagem 20 – Se o espaço for mais amplo uma ótima sugestão na hora de decorar sua cozinha, é investir em paredes com cores fortes e alegres, painéis de gesso com prateleiras para colocar objetos decorativos, lindos quadros com enfeite, como podemos ver na imagem abaixo, cozinha moderna e bem clássica.

imagem-23

Imagem 21 – Para cozinhas com pouco espaço as prateleiras são muito bem vindas pois ajudam muito para colocação de pequenos objetos decorativos.

imagem-24

imagem-25

Cores – as cores usadas na decoração da cozinha com certeza influenciam bastante para que ela fique mais atraente ou não, e como bem sabemos se existe um ambiente onde a luminosidade precisa ser valorizada, um desses ambientes é a cozinha, o outro, sabemos que é o banheiro.

Pouca gente da importância a isso, mas a luminosidade nos ambientes promove a alegria e o bem estar de quem está por perto, e no caso da cozinha, a luminosidade contribui com a higiene no local, lembrando que em alguns casos, a cozinha pode manter um pouco de umidade e isso em um ambiente escuro, é muito ruim.

E para promover então a luminosidade na cozinha, certamente que as cores com tons suaves na decoração tem um papel muito importante, e, além disso, em caso de cozinhas menos espaçosas, as cores claras dão a sensação de amplitude ao local.

Circulação de ar – assim como a luminosidade, a circulação de ar também é muito necessária na cozinha, por isso, uma janela ampla vai fazer muito bem aos moradores. Por isso, pense nisso, pois são esses detalhes que muitas vezes nos livram das doenças, especialmente os problemas alérgicos.

Pelo fato de ser uma cozinha simples, não quer dizer que ela tem que ser sem graça, por isso, mesmo com as opções em móveis mais simples para esse ambiente, podemos investir em elementos decorativos que com certeza farão a diferença no visual geral. Por isso, pense, faça suas pesquisas, mas decida-se pelo melhor para esse ambiente.

A cozinha é um ambiente bem visitado no imóvel, por isso, precisamos lembrar que esse ambiente precisa causar uma primeira boa impressão, pois se isso não acontecer, de alguma forma nós vamos notar isso, e com certeza os constrangimentos acontecerão.

Aproveite a inteligência que Deus te deu e use sua criatividade para definir o que ficará melhor em sua cozinha. Não esqueça da possibilidade de conseguir móveis que tem as portas de correr, mas que a abertura seja feita com facilidade, assim se o ambiente tiver espaços reduzidos, estes serão mais valorizados sem dificultar a circulação de pessoas.

imagem-26

Imagem 24 – Outra ótima opção é investir em detalhes, como fazer partes da parede com cores vibrantes, detalhes com pastilhas ou azulejos bem coloridos, também tornam o ambiente mais alegre e bem atrativo.

imagem-27

imagem-28

Imagem 27 – E para os mais ousados ainda, por que não fazer a cozinha com tons fortes e diferentes? como esta da imagem logo abaixo, feita planejada em madeira rústica com partes na cor roxo e a bancada em granito, muito bonita e bem estilosa, e para complementar ainda mais o ambiente na parede detalhes com azulejos na cor azul piscina.

imagem-29

imagem-30

Então, primeiramente, verifique os espaços que o ambiente de sua cozinha tem para oferecer para adequar os móveis, e, depois disso, verifique o seu orçamento para se decidir por móveis planejados simples ou então por uma cozinha montada a pronta entrega nas lojas moveleiras.

Se existirem as dúvidas, faça uma pesquisa na internet para analisar as muitas fotos de cozinha simples decoradas que encontramos nos sites especializados. Com certeza você poderá tirar muito proveito dessas pesquisas e facilitar o seu trabalho.